quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CURIOSIDADES...A história dos LENÇOS!


A história dos lenços, esse acessório tão delicado e tão sensual, é bem antiga e curiosa. O uso de lenços de cabeça, por exemplo, marca a chegada dos portugueses ao Brasil quando surgiu uma praga de piolhos que obrigou a futura rainha Carlota Joaquina a raspar a cabeça, tornando-se necessário o uso do acessório, pois naquela época era inconcebível uma rainha careca. Ao desembarcar em solo brasileiro, a rainha causou certa estranheza aos súditos, mas logo o lenço na cabeça virou moda entre as mulheres.
Já nos anos 70 e 80 nos Estados Unidos, os homossexuais criaram uma linguagem através dos lenços. Dependendo da cor ou do bolso no qual era usado, podia-se observar se o portador do lenço estava disposto a esta ou aquela prática. O lenço laranja, no bolso esquerdo, informava "estou só olhando". O lenço da mesma cor, no bolso direito informava "topo tudo". Se fosse um lenço branco com bolas coloridas indicava "estou a fim de uma orgia", um lenço na cor lavanda indicava "gosto mesmo é de drag queens".
Aqui no Brasil o acessório nunca sai da moda, O lenço é uma peça
chique, alegre, charmosa e delicada que proporciona um toque de sensualidade. M
esmo aqui no Nordeste, onde a temperatura é mais elevada, podemos adequá-lo ao estilo esportivo ou social.
Ainda mais nessa época do ano em que surge aquele friozinho a que chamamos de "inverno nordestino". Podendo ser confeccionado em seda, algodão, malha, etc. Lisos ou estampados, os lenços fazem as nossas cabeças.

Lenço Palestino.





Temos o lenço palestino ou "keffieh" ou "hata", utilizado pelos camponeses palestinos para se protegerem do sol e depois como símbolo de libertação de seu povo que vive sobre ordens israelenses até hoje. Na Palestina, apenas os homens usam o lenço sobre a cabeça e dependendo da cor, sabe-se quem é inimigo ou não.

Lenços de namorados ou lenços de "pedidos".

Em Portugal, registra-se o uso dos lenços dos namorados ou "lenços de pedidos" que as mulheres costumavam bordar e presentear os seus amados nos séculos XVII e XVIII. O ato de o rapaz usar ou não o acessório em público era o que anunciava o início da relação. Sendo bordados a ponto cruz, estes lenços eram muito trabalhosos e morosos, obrigando a "bordadeira" a ser muito paciente e cuidadosa na sua confecção.
Com o passar dos tempos, foram-se adoptando outros tipos de pontos mais fáceis e rápidos de bordar. Com esta alteração a decoração inicial dos lenços modifica, as originais cores de preto e vermelho, vão dar origem a uma série de outras cores e outros motivos de decoração. Não se perdendo nunca, o objectivo principal!

Lenços...sedução à parte!

Lenços...bandanas!

No pescoço, fica um charme!

Lenço tipo tiara.

CANTINHO DA ARTE...

Esta semana até que arranjei um tempinho pra fazer minhas "coisinhas"...adorooo!!!
Vê como ficou linda a minha agenda! A capa de papelão já estava meio sem graça. Então, escolhi esse tecido floral lindinho e a revesti e depois decorei com fita em cetim na cor marfim e fiz uma flor em cetim vermelho que ficou em destaque. Não ficou um mimo?

Porta-trecos.

Olha só como ficou uma graça esse porta-trecos...a cestinha, com aro decorado em fita de cetim rosa-bebê e florzinhas de "fuxixo" na cor vinho, abrigou os cd's e dvd's. E a caixa de perfume se transformou num porta-controle e porta-celular que sempre ficaram meio jogados.

Porta-retrato revestido com renda, um luxo!

MENSAGEM DA SEMANA...



Frases