quinta-feira, 2 de junho de 2011

Greve dos professores do estado do RN.


Para marcar o nosso retorno de postagens do blog, nada mais louvável que selecionar uma matéria de grande importância para a nossa sociedade. A greve dos profissionais em educação do nosso estado que se iniciou no dia dois de maio e está com força total. O grupo, representado por mais 90% da classe e liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, luta principalmente, pela não implantação do plano de cargos, carreiras e salários da categoria que deveria se iniciar em R$1.530,00. Alegando falta de estrutura financeira dos cofres públicos, o governo tenta se defender de qualquer maneira. Mesmo assim, a sociedade, incluindo até grupos estudantis, reconhece que a situação tornou-se insustentável.
Segundo a secretária de educação do estado, Betânia Ramalho, os professores não têm o direito de prejudicar os alunos e as negociações devem ser feitas com a suspensão da greve, com os alunos em sala de aula. Engraçado! Se em plena greve o governo não se sensibiliza com as condições em que se encontra a nossa educação, imagine se todos voltarem às salas de aula como se estivesse tudo bem!
A situação é dramática! E só uma paralização desse porte é capaz de gerar mudanças. Pois as escolas estão com as estruturas físicas comprometidas por falta de manutenção, a insegurança agrava ainda mais essa situação e para completar a falta de valorização profissional, aspecto que desestimula qualquer trabalhador. Incluindo ainda, pagamentos de serviços prestados em atraso.
Assim, como diria Luiz Gonzaga na música Guerreiro Menino, "não dá pra ser feliz..."
E aqui vai a letra da música interpretada por Raimundo Fagner e que se encaixa tão bem nesse momento de angústias e luta, vividos por todos nós:

GUERREIRO MENINO (UM HOMEM TAMBÉM CHORA)

Um homem também chora

Menina morena

Também deseja colo

palavras amenas

Precisa de carinho

Precisa de ternura

Precisa de um abraço

da própria candura

Gerreiros são pessoas

são fortes, são frágeis

Gerreiros são meninos

por dentro do peito

Precisam de um descanso

Precisam de um remanso

Precisam de um sonho

que os tornem perfeitos

É triste ver meu homem

guerreiro menino

com a barra do seu tempo

com o nosso ideal

São frases perdidas num mundo

por sobre seus ombros

Eu vejo que ele sangra

Eu vejo que ele berra

a dor que tem no peito

pois ama e ama

Um homem se humilha

se castram seus sonhos

Seu sonho é sua vida

e vida é trabalho

E sem o seu trabalho

o homem não tem honra

E sem a sua honra

se morre, se mata

Não dá pra ser feliz,

não dá pra ser feliz...

Estamos de volta!!!

Ai, essa correria da vida, na qual é necessário ter que assumir várias atividades, no intuito de sobreviver...Depois de alguns meses, estamos de volta.
Beijo a todos!