sábado, 31 de outubro de 2009

CANTINHO DA ARTE...


Arte Rupestre
Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas. Isso demonstra que o homem pré-histórico já sentia a necessidade de expressão através das artes, algo inerente ao ser humano.

As representações feitas nas cavernas eram de grandes animais selvagens, na tentativa de tentar reproduzir as caçadas da forma mais real possível. O homem pré-histórico usava ossos de animais, cerâmicas e pedras como pincéis, além de fabricar suas próprias tinturas através de folhas de árvores, sangue de animais e excrementos humanos.

Émile Cartilhac, um dos mais respeitados historiadores da Pré-História do final do século XIX, acreditava que as manifestações artísticas feitas nas cavernas eram algo de autoria dos criacionistas (aqueles que crêem que Deus criou o universo), pois assim, eles poderiam desmentir a teoria evolucionista de Charles Darwin, visto segundo ela, o homem da época não era dotado de capacidade suficiente para fazer aquilo.

No entanto, a veracidade da arte rupestre foi comprovada mediante recentes reavaliações, demonstrando o alto nível de capacidade de arte do homem pré-histórico, que, com ferramentas básicas, produziu manifestações artísticas bastante relevantes para sua época, transformando as cavernas nos primeiros museus da humanidade. Os principais sítios de arte rupestre estão localizados na França, norte da Espanha, Itália, Portugal e Alemanha.

A arte de contar histórias...

O encantamento dos contos de fada.

As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.

Recomenda-se que o educador faça todo um ritual antes do momento de contar histórias.
O ideal é que o professor, ao contar uma história, tenha uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pelo encantamento e pela fantasia.

Sugere-se ao professor que crie em sua sala de aula o livre acesso aos livros através de um cantinho de leitura no qual fiquem disponíveis aos alunos livros, revistas, jornais etc., facilitando o manuseio.
Orienta-se que o professor se informe mais sobre os aspectos que estão envolvidos na apropriação no processo da leitura e seus aspectos fundamentais na visão lingüística, psicológica, social e fisiológica. Ressalta-se que quando se tem domínio de certo papel a desempenhar o resultado é totalmente diferenciado e qualificado.

domingo, 25 de outubro de 2009

COBRAS DO BEM...

AS COBRAS DO BEM...
Certo dia, em Macaíba, passeávamos no "geumóvel"(ex-carro de Geu), quando Regina deu uma "resposta de cobra" a Geusiane. Sabe essas respostas que calam a boca de qualquer pessoa? Mesmo em se tratando de outra cobra, NajaGeu, que ficou caladinha e a única palavra que conseguiu pronunciar, após alguns segundos foi...COOOBRA!!!
Assim surgiu o grupo mais sólido que já conheci...AS COBRAS. Na seqüência, as cobras fundadoras, eu (Jiboyana), NajaGeu e Regiraca, fomos agregando ao grupo "AS COBRAS", outras espécies...
. Adalconda - Adalgiza (proprietária do serpentário em Barro Duro, distrito de São Gonçalo do Amarante), Eribóia (Erineide), Surucusângela (Rosângela), Fararaca (Fátima), Coralnete (Silvanete), Beta Corre-campo (Beta), Micoral (Micarla). Unidos ao grupo, estão os Aracnídeos, homens dignos de acompanharem as cobras em momentos especiais, como encontros no serpentário, comemoração de mudança de pele de alguma cobra, batismo de alguma cobrinha recém-chegada, etc.
Assim, se resume o início de uma grande história de amizade entre espécies distintas que respeitam suas diferenças e admiram o veneno umas das outras...rsss