quarta-feira, 6 de outubro de 2010

rsss

CURIOSIDADES: A História da MPB...


A Música Popular Brasileira, MPB, surgiu da mistura de vários estilos, ainda no período colonial brasileiro. Entre os séculos XVI e XVIII, uma fusão das cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas européias. E para juntar-se a tudo isso, ainda recebemos a contribuição musical dos povos indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.
Nos séculos XVIII e XIX, nas cidades que mais se desenvolviam, inclusive demograficamente, destacavam-se dois ritmos que marcaram a história da MPB: o lundu e a modinha. O lundu, de origem africana, caracterizado pela sensualidade e uma batida dançante em seu ritmo. E a modinha, de origem portuguesa, trazia a melancolia e falava de amor num ritmo tranquilo e erudito.
Chegando a segunda metade do século XIX, surge o choro ou chorinho, uma junção do lundu, da modinha e da dança de salão européia. No ano de 1899 a cantora Chiquinha Gonzaga compõe a música ABRE ALAS, uma das marchinhas carnavalescas mais conhecidas de todos os tempos.
No início do século XX surgem os primeiros acordes do samba. Entre os morros e os cortiços do Rio de Janeiro, misturam-se os batuques e rodas de capoeira com os pagodes e as batidas em homenagem aos orixás. Nasce, então, o Carnaval, levado, principalmente, por mulatos e negros ex-escravos. O ano de 1917 torna-se um marco, é composto o primeiro samba: PELO TELEFONE, de Ernesto dos Santos, o Donga. O mesmo ano é marcado ainda, pela primeira gravação de Pixinguinha, cantor e compositor do início do século XIX.
Entre as décadas de 20 e 30 registra-se o crescimento e a popularização do rádio, fazendo a MPB crescer ainda mais. Nesse período destacam-se os seguintes cantores e compositores: Ary Barroso, Lamartine Babo ( criador de O TEU CABELO NÃO NEGA), Dorival Caymmi, Lupcínio Rodrigues e Noel Rosa. Destacando-se ainda os intérpretes da MPB: Carmen Miranda, Mário Reis e Francisco Alves.
Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", surge na década de 40 no cenário musical brasileiro.Cantando músicas com ASA BRANCA e ASSUM PRETO, falando da seca nordestina. O baião continuava a fazer sucesso com Luiz Gonzaga e com os novos sucessos de Jackson do Pandeiro e Alvarenga e Ranchinho, surgia um novo estilo musical: o samba-canção. Com um ritmo tranquilo e orquestrado, as canções falavam principalmente de amor. Nesse contexto musical aparecem nomes como o de Dolores Duran, Antônio Maria, Marlene, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Angela Maria e Caubi Peixoto.
Em fins dos anos 50 (década de 1950), surge a Bossa Nova, um estilo sofisticado e suave. Destaca-se Elizeth Cardoso, Tom Jobim e João Gilberto. A Bossa Nova leva as belezas brasileiras para o exterior, fazendo grande sucesso, principalmente nos Estados Unidos.
Em 1960 a televisão se populariza, influenciando na música. A TV Record organiza o Festival de Música Popular Brasileira, no qual são lançados Milton Nascimento, Elis regina, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Edu Lobo. Neste mesmo período, a TV Record lança o programa musical Jovem Guarda, onde despontam os cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos e a cantora Wanderléa.
Já na década de 70 intérpretes da MPB como Nara Leão grava músicas de Cartola e Nelson do Cavaquinho. Nomes como o de Maria Bethânia, Gal Costa, Djavan, Fafá de Belém, Clara Nunes, Fagner, Belchior, Alceu Valença e Elba Ramalho, destacam-se nos quatro cantos do país. Rita Lee e Raul Seixas aparecem, representando o rock nacional.E no funk, Tim Maia e Jorge Ben Jor.
Entre os anos de 1980 e 1990 surgem novos estilos musicais com influências do exterior. São as décadas do rock, do punk e da new wave. O Rock in Rio impulsionou o rock nacional. É deste período o grupo Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha, RPM, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira! e Barão Vermelho. Também fazem sucesso: Cazuza, Rita Lee, Lulu Santos, Marina Lima, Lobão, Cássia Eller, Zeca Pagodinho e Raul Seixas.
Nos anos 90 dá-se início a explosão de sucessos na música sertaneja ou country, com um caráter romântico, surgem as duplas sertanejas: Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e ainda, João Paulo e Daniel. Nessa mesmo época, surge o rap, destacando os nomes de Gabriel, o Pensador, O Rappa, Planet Hemp, Racionais MCs e Pavilhão 9.
O século XXI começa com grupos de rock com temáticas que atraem o público adolescente como Charlie Brown Jr, Skank, Detonautas e CPM 22.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

MENSAGEM DA SEMANA...

Pedido de desculpas...


Bom dia! Gostaria de me desculpar pela ausência. Mas nesses dias vivi uma verdadeira loucura...aulas a preparar, avaliações a serem aplicadas, aniversários de pessoas queridas, etc e tal.
Mas, retomando nosso trabalho, estamos aqui para atualizar o nosso blog.
Beijo e paz para todos!