sábado, 5 de dezembro de 2009

Feliz "mudança de pele" ADALCONDA!

Hoje é um dia muito especial para COBRAS & LAGARTOS, pois a nossa querida ADALCONDA está "mudando de pele". O ritual será hoje à noite no serpentário, em Barro Duro. O evento contará com a participaçao das mais variadas espécies (rsss).
Parabéns, ADAL! Em nome de todas as cobras, aqui vai o nosso "abraço virtual", pois o abraço de verdade acontece quando nos encontrarmos logo mais. Prepara o churrasco que o veneno, cada um leva o seu...rsss!
Yoanaemdetalhes.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

YOANAemdetalhes...VIAJANDO PELA LITERATURA...

Cora Coralina, como ficou popularmente conhecida, não era ou é, apenas mais uma poetisa. Mais uma, entre tantas pérolas que nos fazem viajar pela nossa Literatura. Ela era uma mulher além do seu tempo que deixou seu legado para nos encher de encantamento. Contista, cronista do passado e do presente, além de jornalista, que mesmo à distância, fazia, através do seu perfil crítico, registros de fatos e acontecimentos.
Yoana.
Ana Lins do Guimarães Peixoto , ou simplesmente Cora Coralina, nasceu em 20/08/1889, no estado de Goiás. Filha do desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e Jacinta Luíza do Couto Brandão, Cora Coralina conheceu apenas as primeiras letras e já aos 14 anos escreveu seus primeiros contos e poemas."Tragédia na Roça" foi o seu primeiro conto publicado.

Em 1910 casou-se com Cantídio Tolentino Brêtas e foi morar em Jabuticabal, interior de São Paulo. Dessa união, nasceram seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Em 1922 é convidada por Monteiro Lobato para participar da Semana de Arte Moderna. Mas o marido a proíbe de integrar-se ao grande acontecimento. Mais de vinte anos após ficar viúva, voltou a morar em Goiás, já produzindo sua obra definitiva. Cora mostrou seu verdadeiro espírito de inspiração ao voltar a sua cidade, reencontrando suas origens e ao pisar outra vez naquela cidade que lhe serviu de berço e contribuiu para sua formação. Registrando assim, sua história e tentando entender as mudanças entre o passado e o futuro daquele lugar. Diante disso, dizia: “Rever, escrever e assinar os autos do Passado antes que o Tempo passe tudo ao raso”. E na mesma simplicidade e doçura que escrevia, fazia doces cristalizados para vender.

No ano de 1965 lança o seu primeiro livro "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Em 1976, é lançado "Meu Livro de Cordel", pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, após ler alguns escritos da autora, elogia seu trabalho que, ao ser divulgado, agrada ao público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.

Cora Coralina faleceu em Goiânia, em 10 de abril de 1985. A família e amigos da escritora criaram a Casa de Coralina, museu onde são encontrados objetos da célebre Coralina, recontando sua história.

CASA DE CORA CORALINA..

A família e os amigos da escritora criaram a Casa de Coralina, museu onde são encontrados seus objetos, recontando assim, sua história.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CASA DE CORA CORALINA..

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar
Cora Coralina
Não é o poeta que cria a poesia.
E sim, a poesia que condiciona o poeta.


Cora Coralina
Este é um poema de amor
tão meigo, tão terno, tão teu...
É uma oferenda aos teus momentos
de luta e de brisa e de céu...
E eu,
quero te servir a poesia
numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo.
Talvez tu possas entender o meu amor.
Mas se isso não acontecer,
não importa.
Já está declarado e estampado
nas linhas e entrelinhas
deste pequeno poema,
o verso;
o tão famoso e inesperado verso que
te deixará pasmo, surpreso, perplexo...
eu te amo, perdoa-me, eu te amo...


"Poeminha Amoroso"
Cora Coralina
Assim eu vejo a vida

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Cora Coralina

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MISSA DO VAQUEIRO/PARQUE OTAVIANO PESSOA.

Domingo, dia 29/11, estivemos na Missa do Vaqueiro, em Macaíba/RN. Evento que dá início às festividades da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Logo pela manhã, aconteceu o cortejo da santa, acompanhada por vaqueiros da região, seguindo até o parque de vaquejadas Otaviano Pessoa. Após a devoção, missa celebrada por Pe. Júlio César, veio a diversão. Barracas com comidas regionais e ainda muito forró pé-de-serra, com o grupo Tempero do Forró (até dei uma canja e cantei um forrozinho). A equipe do Yoana em detalhes...esteve por lá prestigiando o evento e dando uma força para a galera da Apae/Macaíba.
Um grande beijo a todos que também estiveram por lá.

Que vaqueirinho lindo, gente!

Olha que coisa mais linda nós encontramos por lá!

Lucas e Ozélia, equipe da APAE na Missa do Vaqueiro.

A APAE/Macaíba é uma escola inclusiva. Contando com o empenho de vários profissionais nos serviços de Psicologia, Fonoaudiologia, Arte-educador e professores com formação em educação especial. Além do trabalho de dança e teatro com os alunos da instituição.

Eita, vidão, hein?rss

Um flagrante do lagarto Dragão-de-komodo na barraca da Apae/Macaíba.

Parque Otaviano Pessoa/Missa do Vaqueiro.

Eu, Padre Júlio e Lucas.

Eu e Padre Júlio.

Curtindo um forrozinho!

Yoanaemdetalhes...prestigiando a Missa do Vaqueiro!

Antes da apresentação junto com o grupo TEMPERO DO FORRÓ.

Eu, no Parque Otaviano Pessoa.

8ª Feira de Cultura da E.M. José Arinaldo Alves.

A E.M. José Arinaldo Alves, em Macaíba/RN, promoveu na semana passada, nos dias 26 e 27, sua 8ª Feira de Cultura, expondo trabalhos produzidos e apresentados por alunos. Estando à frente do evento, o vice-diretor da escola, Cícero Humberto e o coordenador Carlos, que juntos, tem demonstrado compromisso com a educação daquela comunidade escolar. A escola que funciona desde o ano de 2001, conta com o trabalho e competência de professores como Wálter Gonçalves (Língua Portuguesa), Sílvia Helena (Matemática), Cíntia (Geografia), Nonato (Língua Inglesa), Lucivaldo (Artes), dentre outros.
Na foto acima, temos a linda aluna Gabriela "Cravo e Canela", recepcionista do evento.
Yoana.

Palestrante do dia...

Publicar postagem
No segundo dia da programação, atendendo ao convite do vice-diretor Cícero Humberto e do coordenador Carlos, apresentei a palestra CONDIÇÕES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA no Brasil.
Aproveito para agradecer a todos, alunos e mães presentes na palestra.
Um grande beijo!

Sala com trabalhos de alunos.

Alunas apresentando trabalhos.

Sala de vídeo.

Sala com exposição de trabalhos.

Barraca do Beijo!

Alunos na 8ª Feira de Cultura.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MENSAGEM DA SEMANA...

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra

Carlos Drummond de Andrade

TURISMO ENTRE AMIGOS...A CAMINHO DA SERRA DE MARTINS...

Martins, vale a pena conferir!

Fazendo turismo pelo RN, nos últimos dias 21 e 22/11 estivemos na Serra de Martins, um verdadeiro paraíso de belezas naturais. A serra que tem 750m, fica a 370km de Natal . Em seu topo está localizada a cidade de Martins. Lugar de clima agradável nesta época do ano, podendo atingir uma temperatura de até 15° com a chegada do inverno, motivo que presenteia a cidade com o Festival de Fondue.

Martins é uma cidade tranquila e concentra prédios que conservam sua arquitetura original, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em estilo gótico e com imagens em madeira no estilo barroco. Registramos ainda, o prédio do Museu Júnior Marcelino, como podemos observar nas fotos. Outra atração da cidade de Martins são os Mirantes da Carranca e o Mirante do Canto. Lugares que funcionam como “observatórios” das belezas que cercam a serra. Na verdade, nos faltam comentários para descrevê-los. O grupo de viagem visitou ainda, a Casa de Pedra, uma gruta existente há aproximadamente quatro bilhões de anos e que está situada a 27km da cidade de Martins e tem 100m de comprimento. A Casa de Pedra é a segunda maior gruta de mármore do Brasil. Vale a pena conhecer.

Yoana.

A CAMINHO DA SERRA DE MARTINS...

CURIOSIDADES...

Vejam só! Conheci uma figura e tanto nessa viagem a Serra de Martins...Quando ela nos falou o seu nome, logo me veio à lembrança um amigo: Dorian, o autor da Vodka MAROSK ( Bebidas Borges/Macaíba). O mais interessante é que MARUSCA, que tem um nome bem sugestivo para ser garota-propaganda da Vodka MAROSK, adora a água que passarinho não bebe.rsss

Papai no Hotel Serrano.

Vera, entrando em forma.

Ei! Estou aguardando as fotos, viu?

VALEU, TEREZA!

Obrigada por carregar a bagagem...lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê!!! rsss