sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ana Lins do Guimarães Peixoto , ou simplesmente Cora Coralina, nasceu em 20/08/1889, no estado de Goiás. Filha do desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e Jacinta Luíza do Couto Brandão, Cora Coralina conheceu apenas as primeiras letras e já aos 14 anos escreveu seus primeiros contos e poemas."Tragédia na Roça" foi o seu primeiro conto publicado.

Em 1910 casou-se com Cantídio Tolentino Brêtas e foi morar em Jabuticabal, interior de São Paulo. Dessa união, nasceram seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Em 1922 é convidada por Monteiro Lobato para participar da Semana de Arte Moderna. Mas o marido a proíbe de integrar-se ao grande acontecimento. Mais de vinte anos após ficar viúva, voltou a morar em Goiás, já produzindo sua obra definitiva. Cora mostrou seu verdadeiro espírito de inspiração ao voltar a sua cidade, reencontrando suas origens e ao pisar outra vez naquela cidade que lhe serviu de berço e contribuiu para sua formação. Registrando assim, sua história e tentando entender as mudanças entre o passado e o futuro daquele lugar. Diante disso, dizia: “Rever, escrever e assinar os autos do Passado antes que o Tempo passe tudo ao raso”. E na mesma simplicidade e doçura que escrevia, fazia doces cristalizados para vender.

No ano de 1965 lança o seu primeiro livro "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Em 1976, é lançado "Meu Livro de Cordel", pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, após ler alguns escritos da autora, elogia seu trabalho que, ao ser divulgado, agrada ao público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.

Cora Coralina faleceu em Goiânia, em 10 de abril de 1985. A família e amigos da escritora criaram a Casa de Coralina, museu onde são encontrados objetos da célebre Coralina, recontando sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário