Na aula de hoje da Educação de Jovens e Adultos, trabalhamos a biografia e a música Rosa de Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha. Considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para a definição na forma musical do choro. Filho de músico, Pixinguinha aprendeu música em casa. Tendo como irmãos, vários músicos. Ele integrou o famoso grupo Caxangá. Em seguida, formou o grupo Os Oito Batutas. Em 1930 foi contratado como arranjador pela RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de Francisco Alves e Mário Reis. Compôs Carinhoso entre 1916 e 1917 e Lamentos em 1928. Compôs ainda, Rosa, Vou Vivendo, Naquele Tempo e Sofres Porque Queres.
O Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril, uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi oficializada em 4 de setembro de 2000.
Pixinguinha faleceu na igreja Nossa Senhora da Paz, quando seria padrinho em um batizado e foi enterrado no cemitério de Inhaúma.
Entendendo que os valores da nossa música devem ser conhecidos e apreciados pelos nossos alunos, nos propomos a levar a cultura para a sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário