Boa noite, gente! Hoje foi o dia do planejamento nas escolas de Macaíba. Logo às 13 horas, nos reunimos no Auta de Souza para traçarmos metas para o segundo bimestre que se inicia. No momento, nos foi colocado sobre um projeto do Ministério Público(MP). O projeto tem como tema as drogas. Fiquei indignada quando a coordenadora nos colocou a proposta de trabalharmos o projeto lá na escola. Já não bastam as famílias dos nos nossos alunos, a maioria querendo deixar apenas sob nossa responsabilidade a educação dos seus filhos, agora vem o MP querendo que a escola assuma a sua responsabilidade de uma competência que não é nossa. E sim, dele mesmo. Na mesma hora, me opus ao projeto, pois não faz parte da nossa formação, nos expormos para tentar amenizar, denunciar, eliminar ou resolver as situações de drogas que existem hoje nas escolas.Será que as autoridades não veem que tal ação está fora do nosso alcance? Temos sim, o compromisso e responsabilidade em fazermos um trabalho de prevenção, no qual se aplica uma ação educativa. Mas daí a combatermos o que já se instalou na maioria de nossas escolas, aí já é demais. me recuso a realizar esse tipo de trabalho. Pois não vou estar me expondo a situações de risco, as quais já estamos enfrentando, mesmo sem mexer com a "casa das abelhas".
E às 19h, estivemos em planejamento na escola José Arinaldo. Onde nos reunimos para decidirmos sobre os últimos detalhes do evento que teremos na segunda-feira, dia 06 de maio, como os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Tal evento contará com a participação de todos do turno noturno: alunos, professores, funcionários, coordenação, direção e alguns convidados que terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho em forma de cordel, juntamente com os alunos do 4º e 5º períodos da escola.
A idealizadora do projeto é a prof.ª Glória, de língua portuguesa. Durante a elaboração do projeto, os alunos participaram de oficinas do referido gênero textual, nas quais aprenderam sobre cordel, sua estrutura, como, conceito de estrofe, de versos. Se familiarizaram com a rima que se faz característica nos cordéis. E conheceram ainda, noções sobre a métrica e fizeram as suas próprias xilogravuras, com a orientação do prof. Lucas, de Artes. Os momentos foram todos registrados através de material fotográfico.
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